sexta-feira, 10 de maio de 2013

Todos os sentimentos em um instante da vida

Não há como descrever os sentimentos que temos com o bebê em casa. Sim, são sentimentos maravilhosos.  Digo maravilhosos pois são sentimentos que se alternam em segundos e que vão da felicidade ao desespero total. É como vivenciar claramente o princípio dos dez estados de vida ensinados no Budismo. Você vai do estado de inferno ao estado de Buda e volta na mesma velocidade que foi. Louco isso, não?

Esta noite a Valentine passou a maior parte do tempo acordada. Esta noite? rs... Tenho conseguido que ela durma no meu colo mas desta a vez a Selma conseguiu colocá-la para dormir no carrinho improvisado de bercinho e daí fui tirar um raro cochilo. Estava no estado de tranquilidade e dormi.

De repente, acordei e não senti a Valentine no meu colo. Desesperadamente comecei a apalpar por todos os lados procurando a bebê no meu colo e entre os cobertores. Foi uma coisa muito irracional. A Selma, percebendo isso colocou as mãos em minhas costas e calmamente me lembrou que a bebê estava no carrinho. Só então me acalmei.

Dez estados de vida: inferno, fome, animalidade, ira, tranquilidade, felicidade, absorção, erudição,  bodhisatva e  Buda.


Só uma pequena explicação aos não budistas: citei o estado de inferno. Mas não pense no estado de inferno como algo ruim. Ruim é a maneira como encaramos e o que fazemos com o estado. Na verdade, pelo que aprendi, mesmo uma pessoa no estado de inferno pode usar esta condição para ser feliz. É algo complexo para se dizer em um post. Mas é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onze anos

 Quase onze anos se passaram, desde o dia que aqueles olhinhos se abriram para mim.